Na última quinta-feira (04), nós participamos do I Seminário de Desenvolvimento Regional do Audiovisual “Brasil de Todos os Sotaques”, no auditório da Fundação Casa de Rui Barbosa. O evento foi promovido pela Ancine, em parceria com o Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Cultura e o Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Municipais de Cultura das Capitais e Regiões Metropolitanas.
O objetivo foi o de promover o intercâmbio entre dirigentes culturais de todo o País e apresentar os resultados das ações do Programa Brasil de Todas as Telas, que visam a nacionalização da produção audiovisual brasileira. A experiência foi bastante valiosa. Pudemos acompanhar relatos de dificuldades, mas também de sucessos em diversos estados por meio de parcerias com a Ancine. Parceria estas que estão expandindo o audiovisual de todo o país, fomentando produções e capacitações regionais.
Como exemplo disso, vimos os resultados de cidades como João Pessoa, onde mais de 3 mil empregos diretos foram gerados pelos editais de produção audiovisual. A programação contou com um painel sobre as políticas de regionalização do audiovisual, apresentado pelo diretor-presidente da ANCINE, Manoel Rangel, e com três mesas redondas que reúnem autoridades das esferas estadual e municipal de todo o País, além de representantes da indústria audiovisual.